como usar e-mail marketing grátis

Como usar e-mail marketing grátis

O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada nos dias de hoje por diversos tipos de empreendedores digitais, visto que ele gera um ótimo retorno. Mas sendo sincero, você sabe enviar um e-mail marketing?

Saiba que não é a mesma coisa do envio de um e-mail comum, não basta apenas selecionar um montante de pessoas, escolher um bom texto, e pronto, é só enviar, precisa de um pouco mais que isso. Quer saber como enviar um e-mail marketing grátis, veja abaixo:

Elenquei em 5 passos práticos como você deve produzir e enviar o seu e-mail marketing grátis, vamos lá:

 como fazer e-mail marketing

1º Alimente uma lista de E-mail

Essa é a parte essencial do e-mail marketing, aliás, como vai enviar um e-mail marketing se não possui e-mails para enviar? Não é possível, por isso, o primeiro passo e começar a alimentar sua lista de e-mail, e pode fazer isso de várias formas.

Disponibilize e-books, faça chamadas para ação dentro do seu blog, canal ou mesmo rede social e comece a coletar e-mails. Entenda que nunca deve parar de alimentar a sua lista, e por maior que ela pareça, sempre continue investindo em mais divulgação.

Não é aconselhável comprar uma lista de e-mail pronta, isso não vai lhe gerar muito retorno, aliás, quem garante que essa lista é segmentada? Ninguém.

Por isso, como dica eu diria:

  • Mantenha a lista sempre atualizada

É comum que com o passar do tempo algumas pessoas deixem de abrir os e-mails e passem a lhe ignorar, e se isso acontecer tire essas pessoas da sua lista, mantenha ela sempre atualizada.

 

2º Planeje uma campanha de e-mail marketing

Não vai adiantar você enviar vários e-mails marketing, mesmo que seja com consistência, se não possuir uma campanha, se não possuir um plano maior.

Entenda que o planejamento é uma parte fundamental de todo esse processo, por isso, antes mesmo de enviar o primeiro e-mail marketing saiba o porquê está enviando ele, crie uma campanha, e nessa campanha deixe tudo bem especificado.

 

3º Conteúdo e Visual do E-mail

Eis o mais importante do e-mail marketing, o conteúdo e o visual do mesmo, você precisa se preocupar com o conteúdo do seu e-mail marketing, saiba que muitos vão conhecer e julgar você pelo texto do e-mail marketing.

Por isso, crie um conteúdo de qualidade para seu e-mail, e não queira fazer nada que seja completo, faça diferente, comece a falar sobre um determinado assunto e conclua essa fala de uma forma que instigue esse leitor à ler mais, e quando ele estiver instigado é hora de direcionar para seu blog.

Outra parte fundamental é o visual, não queira encher o e-mail de imagens, nem mesmo muitas cores, mas faça algo diferente, seja criativo na formulação do seu e-mail marketing, lembre-se que não é um e-mail comum e que você não só pode, como deve inovar na criação dele.

 

4º Monte seu e-mail

Agora é bem simples, basta você montar seu e-mail com tudo o que já aprendeu até agora, monte ele de uma forma que não fique cansativo, mas sim chamativo, que instigue o leitor.

Lembre-se de colocar um link dentro do e-mail para direcionar todos os leitores para um lugar, pode ser seu blog ou mesmo uma página de vendas.

Clique para saber como trabalhar em casa

5º É só enviar

Após ter se atentado com cada passo que falamos acima, agora é bem simples, basta enviar seu e-mail marketing, e lembre-se que não vai adiantar enviar ele uma vez ao ano, você precisa ter consistência.

Sei que não é uma tarefa simples produzir um bom e-mail marketing e enviar, mas a tecnologia está aqui para nos auxiliar, e um grande auxilio que temos hoje são empresas que disponibilizam softwares para envio de e-mail marketing.

Aconselho você a procurar e encontrar um desses softwares que supra todas suas necessidades e começar a utilizar ele.

Mais artigos sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *