como ser assistente virtual

Como Ser Assistente Virtual

Sonha em trabalhar em casa e ganhar dinheiro pela internet? Então fique comigo e saiba o que é e como ser assistente virtual.

Diversas empresas têm buscado pessoas qualificadas para desenvolverem tarefas administrativas, comerciais e até de marketing digital. 

O trabalho de um assistente virtual é semelhante a um auxiliar administrativo. A diferença é que ele é prático online, seja no conforto de casa ou até na areia, de frente para o mar. 

Neste artigo, vamos explicar as principais características e como ser um assistente virtual. 

Você vai conhecer o que ele faz, quais são os impactos dessa profissão nas empresas, como se tornar um ótimo profissional e como buscar o emprego dos seus sonhos. 

Continue lendo este artigo e mude de vida agora mesmo. 

O que é um assistente virtual? 

Os assistentes virtuais não são mais tendências no mercado. Pelo contrário, uma empresa que não investe nesse tipo de profissional pode perder eficiência, produtividade e escalabilidade do negócio. 

O assistente virtual é um profissional que executa diversas atividades administrativas para uma empresa, direto de casa. 

Para se ter uma ideia, ele pode fazer tarefas administrativas, criação de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, pesquisas de mercado, gerenciamento de e-mail e atendimento de cliente. 

Os assistentes virtuais podem ser contratados como CLT ou freelancer. A segunda opção é a mais utilizada porque os custos com impostos são reduzidos. 

Uma empresa pode entrar em contato com um assistente virtual de diversas formas. Existem sites que elas postam as vagas e os usuários podem se candidatar ao cargo. 

Dentre as mais comuns, encontra-se freelancer.com, odesk.com e Workana.com

O sistema de pagamento funciona de acordo com a produtividade do funcionário. 

Porém, existem empresas que remuneram o trabalhador por hora ou quando o trabalho é finalizado. 

Além disso, a empresa não tem custos com escritórios, equipamentos ou suprimentos. 

Tudo isso é de responsabilidade dos colaboradores. 

A comunicação entre o assistente virtual e a empresa é feita por meio do e-mail, via skype, aplicativos de mensagens, entre outras opções. 

O mais interessante é que o assistente virtual pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, seja em sua casa ou até mesmo de frente para a praia. 

Basta ter um computador com acesso à internet. 

O assistente virtual também pode executar suas tarefas em escritórios compartilhados, que são denominados de coworking. 

Esses locais de trabalho são seguros e contém uma ótima estrutura para o profissional. 

O colaborador deve apenas levar o seu computador, pois o coworking já tem acesso à internet. 

Todo mundo sai ganhando com o trabalho de assistente virtual. 

O funcionário pode ter vários clientes e aumentar o seu faturamento. 

Já as organizações podem economizar os custos com a contratação de um funcionário, além de melhorar a produtividade, uma vez que o trabalhador não precisa ficar horas em um trânsito até chegar a empresa. 

O assistente virtual tem a oportunidade de virar um Microempreendedor Individual (MEI). Essa possibilidade permite que o trabalhador tenha vários benefícios, entre os quais: aposentadoria e auxílio maternidade. 

O cargo de assistente virtual é bastante democrático. Ele pode ser desenvolvido tanto por homens, mulheres, jovens e idosos. O candidato deve apenas conhecer sobre a área e ter muita disciplina para trabalhar em casa. 

Quais são as vantagens de ser um assistente virtual? 

Existem diversos motivos pelos quais uma pessoa pode virar um assistente virtual. Conheça abaixo cada um.

Controle de horário 

Sem dúvidas, a flexibilidade é um dos principais benefícios do trabalho de assistente virtual. 

O funcionário pode executar todas as atividades no conforto do seu lar, tendo a liberdade de organizar a sua a rotina e desenvolver as demandas nos horários em que considera ser mais produtivo. 

Você pode, por exemplo, resolver um problema no banco ou ir a um supermercado sem precisar dar satisfação para um chefe.

Depois, é só estender o seu horário para recuperar o tempo perdido. 

Algumas pessoas, por exemplo, são mais produtivas à noite ou até de madrugada. Então, nada melhor do que colocar as tarefas mais complicadas nesses horários para conseguir entregar tudo no prazo e com qualidade. 

Bem – estar 

Outra vantagem interessante de trabalhar em casa é a comodidade. Afinal, você não precisa enfrentar um ônibus lotado, deslocar-se de metrô, gastar dinheiro com carros particulares ou gasolina. 

Você pode dormir mais tarde ou acordar mais cedo. 

Você não precisa ficar apavorado ao perder o horário de trabalho, exceto quando tem reuniões ou algum compromisso importante. 

Qualidade de vida 

O assistente virtual tem mais qualidade de vida se comparado com uma pessoa que trabalha em empresas mais tradicionais. 

O tempo que você permanece em um transporte público ou no trânsito pode ser substituído por mais tempo com a família, uma aula de inglês ou por exercícios em uma academia. 

A chance de ter uma rotina saudável é maior, pois é mais fácil equilibrar vida profissional com pessoal. 

Economia 

O assistente virtual economiza bastante com gastos diários. Não é necessário almoçar em restaurantes, usar o transporte público e fazer muitas manutenções em equipamentos. 

Conforto 

O assistente virtual tem mais conforto para executar as suas atividades diárias. Afinal, ele pode escolher os seus equipamentos de trabalho como cadeiras, mesas e computador. 

Ele também pode organizar o escritório de acordo com as suas preferências. Isso é muito importante, pois pequenas mudanças podem aumentar a sua produtividade. 

O trabalho de assistente virtual tem vários benefícios. Então, tenha foco em sua rotina e se apaixone pela área. 

Como ser Assistente Virtual e conseguir um emprego? 

Todo mundo pode se tornar um assistente virtual. No entanto, existem algumas dicas que ajudam um profissional a ter um resultado melhor no mercado. 

Pensando nisso, resolvemos listar algumas orientações para que você consiga um emprego de assistente virtual.

Vamos lá? 

Estude bastante sobre a profissão 

O primeiro passo para conseguir um emprego de assistente virtual é estudando sobre o assunto. 

Cada profissão tem as suas particularidades e desafios, e a rotina do assistente virtual não é diferente. 

Portanto, recomendamos que você busque especializações no mercado. Há opções de cursos presenciais e online. Escolha aquele que se encaixa melhor ao seu perfil. 

Você deve fazer uma pesquisa na internet para conferir a qualidade dos conteúdos e professores. Vale também conversar com alguns alunos que tiveram acesso ao curso. 

Sem dúvidas, o certificado fará um diferencial em seu currículo. 

Treine seu português 

O assistente virtual deve ter cuidado com o português. Afinal, o profissional precisa se comunicar a todo o momento, seja online ou presencialmente. 

Uma “gafe” pode prejudicar a sua reputação no mercado. Evite também usar os recursos linguísticos que são empregados na internet. 

É importante lembrar que você está tentando uma vaga de emprego, e não uma oportunidade para participar de uma festa, combinado? 

Seja o mestre da dicção 

O assistente virtual também deve treinar a dicção.

Uma boa dicção é aquela que o profissional consegue falar com objetividade e de forma clara. 

O ideal é procurar orientações na internet para se especializar sobre o assunto. Outra dica interessante é treinar a sua fala com um amigo ou com um fonoaudiólogo. 

Dessa forma, estará mais preparado para os desafios do mercado de trabalho. 

Organize a sua rotina 

Um assistente virtual não pode ser desorganizado. Ele precisa ter controle da sua agenda, anotar os dias certos das reuniões e saber o momento exato de entregar uma demanda. 

Portanto, conte com o apoio da tecnologia para organizar melhor o seu dia. 

A boa e velha agenda também é recomendável, mas existem aplicativos que nos orientam até com alarmes. Então, vale  a pena testá-los. 

Conheça tudo sobre a empresa 

Não importa qual é a sua área de atuação. Você deve conhecer todos os detalhes sobre a empresa que desenvolverá o seu trabalho. 

O atendimento para a empresa Brethas não será o mesmo para a empresa Azevedo. 

Então, entenda quais são as dores de cada um, seus desafios e como você poderá ajudá-los em sua rotina. 

O trabalho de um assistente virtual é incrível. Ele tem desafios e metas para serem cumpridas. 

E o melhor: tudo pode ser feito no conforto da sua casa.

Agora que você já sabe como ser Assistente Virtual, continue acompanhando as nossas dicas para ser o melhor profissional do mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *