Como Economizar Dinheiro no dia a dia

Quem não precisa economizar dinheiro no dia a dia levanta a mão. É incrível como o dinheiro aparece e desaparece das nossas mãos, principalmente, quando não sabemos economizar. Você precisa aprender a economizar dinheiro para parar de sentir a sensação de escassez diariamente.

Com uma boa educação financeira você pode viver com mais leveza e qualidade de vida. Hoje você vai aprender o passo a passo para economizar dinheiro no seu dia a dia. Leia e aprenda!

Controle seu dinheiro e tenha anotações

Ter um controle financeiro apenas na mente é a mesma coisa de estar se sabotando. Certamente, a melhor maneira de economizar dinheiro no dia a dia é anotando todos os gastos e todas as entradas de dinheiro, ou seja, as receitas.

Você pode utilizar planilhas de controle financeiro feitas por você, pode anotar em cadernos especiais ou mesmo usar aplicativos no computador e celular. De fato, nos dias de hoje não tem como ficar sem ter anotações de todo o dinheiro que movimentamos.

Evite compras parceladas

Pode parecer um conselho muito falado, mas infelizmente, a maioria das pessoas continuam caindo em promessas de parcelamentos a longo prazo. A saber, quando se paga contas ou faz compras à vista os descontos podem ser animadores.

Pagar débitos à vista e comprar objetos com pagamento em dinheiro é sim uma ótima forma de economizar dinheiro no dia a dia. Portanto, comece a guardar dinheiro antes de comprar os seus objetos de consumo, por exemplo, se for comprar um celular é melhor juntar o dinheiro e pagar à vista para aproveitar os descontos.

Pagar licenciamento, IPVA, Darf e impostos a prazo é uma má ideia. Infelizmente, algumas pessoas ainda cometem esse erro. Não faça isso!

Evite compras desnecessárias

Infelizmente o consumismo está tomando conta da vida de várias pessoas. Se você é uma pessoa do tipo que não pode ver uma vitrine com produtos novos deve parar para pensar e evitar as compras desnecessárias.

Às vezes, corremos o risco de cair em propagandas e pensar que precisamos trocar de celular, sem precisar. Talvez, seja um carro novo que saiu e você já deseja trocar o seu carro que está servindo para todas as necessidades.

O hábito de sair comprando muitas coisas sem precisar é uma armadilha que faz a economia ser negativa na vida das pessoas. Portanto, antes de comprar algo você precisa anotar e analisar se realmente precisa desse objeto. De fato, que pensa antes de gastar dinheiro enriquece economizando.

Invista o dinheiro economizado

Seguindo as regras para economizar dinheiro no dia a dia, com certeza vai sobrar um dinheiro a mais no final do mês, mas não adianta nada comprar um iPhone, ao invés disso, faça investimentos!

Invista em CDB, LCA, LCI, Tesouro Direto, e outros…isso falando apenas de renda fixa, aonde é destinado aos mais conservadores, que precisam apenas de uma renda extra.

Ao começar a investir, fique ligado nos seus investimentos, acompanhe sempre o site Taxas Hoje. Analisando os principais índices do mercado financeiro: Taxa Selic, IGPM, IPCA, Dólar, Ibovespa, entre outros…

Comece a seguir todos os passos para economizar dinheiro no seu dia a dia e seja uma pessoa de sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *